ARTICLE

Corporate Responsibility

TRANSFORMANDO VIDAS: O COMPROMISSO SOCIAL DO SECTOR DE RECURSOS MINERAIS, PETRÓLEO E GÁS EM 2023   – Em uma realidade cada vez mais desafiadora, a indústria extrativa é desafiada a demonstrar o impacto de seu investimento social.

Cricia Matos, de 17 anos, está sendo celebrada como uma das melhores atletas da província do Moxico, no leste de Angola, mas sua jornada vale mais do que o sorriso e a simpatia que a revelam como uma das praticantes de taekwondo mais valiosas.

“É uma honra e estou muito feliz”, confessa ela. Ela domina a arte marcial coreana, que se caracteriza como uma prática de defesa pessoal baseada em técnicas de chutes, socos, golpes de joelho, cotoveladas e mãos.

O taekwondo também é um esporte muito popular ao redor do mundo, sendo um esporte olímpico desde os Jogos de Seul em 1988.

“O taekwondo tem como objetivo promover o desenvolvimento físico, mental e espiritual dos praticantes, bem como os valores de respeito, disciplina, autocontrole e melhoria pessoal”, diz Cricia Matos.

“É uma prática que pode ser feita por pessoas de todas as idades, tanto para a prática esportiva quanto para a autodefesa”, acrescenta ela.

Cricia Matos é uma das atletas que representam Angola mundialmente. Por exemplo, ela representou Angola nos Jogos da Juventude da CPLP, uma competição esportiva que reúne jovens atletas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), um evento destinado a promover a integração e o intercâmbio esportivo entre os jovens dos países lusófonos, bem como incentivar a prática esportiva e a amizade entre as nações participantes.

Os Jogos da Juventude da CPLP são realizados a cada dois anos e apresentam esportes como atletismo, natação, judô, basquete, vôlei, entre outros.

Cricia Matos representa Angola nos Jogos Regionais Africanos, uma competição esportiva que reúne atletas de diferentes países africanos, como África do Sul, Botsuana, Lesoto, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia e Zimbábue, entre outros.

A transformação

Cricia Matos é um exemplo de como parte das receitas da indústria extrativa angolana está ajudando jovens e comunidades em diversos domínios da atividade humana e na sobrevivência de milhares de cidadãos em todo o país.

“Ela é uma de nossas atletas mais valiosas”, diz Manuel Quitadica “Docas”, presidente do Clube Desportivo Maquis, um grupo esportivo exclusivamente financiado pela SODIAM E.P, a Empresa de Comercialização de Diamantes de Angola.

“Nós temos 65 atletas de taekwondo”, diz Docas.

Durante o período de 2017 a 2023, o Sector de Recursos Minerais, Petróleo e Gás em Angola relatou ter transformado milhares de vidas como a de Cricia Matos e eles pretendem fazer muito mais.

“O Sector está envolvido no desenvolvimento da população angolana em vários domínios”, diz Alexandre Garreth, Diretor de Planejamento do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), em uma reunião sobre responsabilidade social de empresas e instituições do sector.

De fato, o Sector de Recursos Minerais, Petróleo e Gás em Angola desempenhou um papel crucial na promoção do desenvolvimento socioeconômico do país através de investimentos em projetos de responsabilidade social.

“Em 2023, as empresas do sector continuaram a demonstrar um forte compromisso com o bem-estar das comunidades locais, investindo em áreas como saúde, educação, desenvolvimento econômico e social, entre outras”, informa Alexandre Garreth.

Investimentos sociais

De 2017 a 2023, os sectores de Recursos Minerais e Petróleo e Gás demonstraram, em um relatório, seu compromisso com o desenvolvimento social, investindo quantias significativas em projetos com impacto positivo nas comunidades.

No total, mais de USD 565 milhões foram investidos em 860 projetos nas áreas de Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico e

O Sector de Recursos Minerais investiu um total de USD 235.857.347,28 em 317 projetos, dos quais 238 já foram concluídos. Por outro lado, o Sector de Petróleo e Gás investiu USD 329.234.211,19 em 543 projetos, com 451 já concluídos até o momento. A Sonangol tem estado na vanguarda do sector petrolífero.

“Nós desempenhamos um papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável em Angola através do nosso programa de responsabilidade social. Através dos programas SONA-SAÚDE, SONA-AMBIENTE, SONA-REVITALIZAÇÃO e SONA-JUVENTUDE, nossa empresa tem contribuído para melhorar as condições de vida das comunidades em várias regiões do país,” afirma Manuel Dionísio, do departamento de comunicação da Sonangol. “Como parte do nosso programa SONA-JUVENTUDE, nós, como Sonangol, temos apoiado empreendedorismo e formação profissional para jovens, através da implementação de programas de formação profissional, estágios profissionais e doação de kits de empreendedorismo. Essa ação promove a integração de jovens no mercado de trabalho e estimula o desenvolvimento de micro e pequenas empresas no país,” acrescenta Dionísio.

O legado
O impacto social do Sector de Recursos Minerais, Petróleo e Gás é construído, segundo seus líderes, diariamente. Até agora, os investimentos em responsabilidade social têm contribuído para reduzir assimetrias sociais, melhorar as condições de vida das populações e promover desenvolvimento sustentável no país. “É essencial reconhecer o impacto positivo que esses investimentos têm na vida das pessoas e comunidades, contribuindo para um futuro mais próspero e equitativo para todos. Esperamos que este compromisso com o desenvolvimento social continue a crescer e fortalecer as relações entre as empresas extrativas e as comunidades locais,” observa MIREMPET no relatório social da indústria extrativa. Cricia Matos pode ser celebrada como uma das melhores atletas na província do Moxico, mas a indústria quer mais e continuará, segundo seus tomadores de decisão, a compartilhar a prosperidade para todos. “É uma luta que todos devemos travar por nosso povo,” disse Jânio Correa Victor, Secretário de Estado dos Recursos Minerais, representando o Ministro.